sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cuidados básicos - Riopa Fernandi

Um dos mais bonitos lagartos



http://curator.org/LegacyVMNH/images/reptiles/Lizards/Riopa_fernandi1.jpg

Escinco de fogo
Nome científico: Riopa fernandi
Origem: Oeste de África.
Tamanho: entre 25 a 30 cm.
O escinco habita a floresta humida. É um escavador por natureza e passa a maior parte do tempo enterrado nas tocas e galerias que constroi.
Habitat:
Necessita de um terrário com aproximadamente 60x40x40 cm; tendo em conta que deve ter mais largura que altura e deve ter uma tampa segura, que permita uma boa ventilação sem perca de humidade. Deve ter uma lâmpada UVA/B.
O substrato ideal será proprio para repteis, que conserva a humidade e pelo menos com 10 cm de altura, para permitir que o animal se enterre. Pode ser decorado com algum musgo, mas não em excesso. O terrário deve possuir vários esconderijos.
Deve, como é óbvio, possuir um recipiente com água. O escinco deve caber dentro do recipiente.
Iluminação:
O escinco de fogo é um animal diurno, pelo que necessita de um lâmpada UVA/B especial para repteis, para poder sintetizar a vitamina D e fixar o cálcio. As horas de luz (día) recomendadas são 12 horas.
Temperatura:
Dia: entre 27 a 32º na zona mais fresca e 36º na zona mais quente do terrário. ( pode-se usar uma pedra ou tapete de aquecimento para o efeito, tendo sempre os devidos cuidados para o animal não se queimar)
Noite: pode baixar até aos 22º
Humidade:
Cerca de 70% de humidade, deve-se borrifar, mas não empapar o substracto.
Alimentação:
Os escincos de fogo comem quase qualquer tipo de insecto. A sua dieta baseia-secem grilos, gafanhotos, zoophobas e baratas. Os adultos podem comer ocasionalmente (cada 15 ou 20 días) pinkies. Devemos também introduzir na alimentação suplementos de cálcio.

Sem comentários:

Enviar um comentário