As tarântulas foram o meu primeiro animal realmente exótico.
Já que os meus conhecimentos acerca deste animal não são de modo nenhum de expert, optei por fazer a tradução de uma página que considero concisa e correcta, indicando algumas informações sobre a "minha" espécie - A rosa chilena:
http://www.zoo.org/educate/fact_sheets/tarantula/tarantula.htmClassificação e localização da espécie
As tarantulas pertencem à classe dos artropodes, Arachnida, na ordem dasAraneae, e na familia das Theraphosidae. Existem mais de 800 espécies de tarantulas em todo o mundo, encontram-se em todos os continentes excepto na Antarctica.
Existem diversas subespécies das tarântulas rosa , no entanto, as tarantulas rosa chilena encontram-se exclusivamente no Chile ( América do sul)
Habitat
Pensava-se que a tarantula rosa chilena vivia em tocas, mas observações actuais indicam que estas constroem abrigos acima do chão e caçam durante a noite. As tarântulsa normalmente habitam tocas no chão ou árvores.
Características físicas
corpo: 3,8 cm ou mais
Diametro, ( abertura das pernas): maior que 14,6 cm
Peso: varia, as fêmeas são mais pesadas que os machos.
Esperança de vida
Não foi pesquisado na natureza. Estima-se que o macho dure cerca de 6 anos;e as fêmeas até 20 anos. Nas tarântulas em geral, A esperança de vida depende da esécie. em cativeiro os machos duram até 3,5 anos e as fêmreas, mais de 20 anos.
Alimentação
no se habitat natural: Insectos e outros artrópodes. Ocasionalmente, alimenta-se de pequenos animais.
Em cativeiro: Um grilo por semana
Reprodução
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano e depende da espécie ou das condições em que habita. As tarântulas que vivem em toca, não possuem boa visão, então, o acasalamento processa-se através do sentido do tacto, cheiro e vibração. Assim que um macho se aproxima a pesquisar, a femea levanta-se nas patas de trás. O macho esfrega a femea com os seus "pedipalps" ( estruturas em forma de pernas que possuem orgãos sexuais secundários) no externo da femea para a acalmar. Quando empurra a femea para cima, usa o seu primeiro par de pernas para segurar as presas da fêmea e impedir que ela o ataque.O macho deposita então o esperma presente em cada um dos seus pedipalp. Depois de se afastar da femea, recua rápidamente. Ao contrário dos mitos populares, as femeas raramente matam os machos depois de copularem; a maioria dos machos vive mais um ano ou dois após acasalarem.
Antes de por os ovos, A femea cosntrói uma cápsula de seda para proteger os ovos de predadores e das condições ambientais oscilantes.Pode por dentro desse saco entre 100 e 500 ovos, dependendo da vitalidade da fêmea. Algumas espécies de tarântulas deixam a sua capsula de ovos na toca, no entanto, nalgumas espécies, as tarÂntulas carregam os ovos com elas. As jovens tarântulas nascem dois ovos, cerca de seis semanas após a postura, mas por vezes a incubação pode demorar mais tempo. Apesar de tudo, o saco de ovos será sempre bem guardado até ao dia em qua os bebes nascem e são logo após o nascimento, abandonados. Os machos atingem a maturidade sexual entre o primeiro e segundo ano de vida, depois de atingida a maturidade vivem de seis a 18 meses (em cativeiro). As tarantulas femeas demoram mais tempo a atingir a maturidade: entre tres a dez anos.
Ciclo de vida
As tarantulas têm diversos predadores, como grandes mamíferos, répteis e aves. Também devem evitar outras tarântulas ( A maioria das tarantulas são canibais)e várias espécies de vespas caçadoras. Para se esconderem, as tarantulas constroem uma toca por baixo do solo, delineada a seda, com um tamanho entre 25.4 cm a 10 m. de profundidade. A toca da rosa chilena é bastante superficial, ao contrário da maioria das epécies de aranhas, algumas tarântulas não conseguem tecer teias suficientemente fortes para suportar o seu próprio peso.
Revestimento
O pelo cobre o corpo inteiro das tarantulas; E o seu meio mais importante de recolha de informação e têm diversas funções. Alguns pelos têm receptores de cheiro e de temperatura, outros conseguem detectar vibrações do ar. Os pelos específicos de algumas áreas, especialmente os do abdómen, podem actuar como defesa, causando comichão e irritação nos potenciais predadores No final de cada pernam estão escondidas duas garrasque podem proporcionar uma grande mobilidade na toca para as tarantulas. Para as tarantulas arboreas, estas garras permitem estabilidade ao caminhar e permite à tarantula pendurar-se em superfícies verticais, no entanto, as partes de trás das patas das tarantulas aveludados, cobertas de pelo, são muito importantes, Já que servem de amortecedor, enquanto a tarantula anda.